Sábado, 26 de Julho de 2008

Rapariga com visual Goth Lolita

 

Lolita é um dos inúmeros movimentos que surgiu nas ruas de Harajuku, em Tóquio. Com inspirações da Inglaterra Vitoriana, do século XVIII e também da França Rocócó do século XVI, é movimento que passou as fronteiras do Japão e está a crescer junto da população ocidental. Rendas, sedas, laços, brancos e pretos, plataformas, originalidade, extravagância e muita criatividade, compõem estas bonequinhas. Existem mais vertentes do movimento Lolita, contudo neste artigo apenas serão abordados dois, os mais populares: Sweet Lolita e Goth Lolita.

                                            

Dicas:

1.     Deixar de fora os pré-conceitos. Goth Lolita não é necessariamente relacionado com o que as pessoas possam pensar de Goth. Assim como o termo Lolita não é aqui aplicado com uma conotação sexual, como eternizado no romance de Vladimir Nabokov, "Lolita". A moda e o estilo de vida não têm nada de conteúdo sexual. Os seguidores deste movimento não consideram que tenham um visual erótico. Em vez de tal, apresentam-se como jovens raparigas vitorianas, personificações humanas de bonecas de porcelana, tendo um visual "elegante", "bonito" e "fofo", ao invés de "sexy" e "provocante".  

2.     Vestuário Lolita. Os itens básicos a um guarda-roupa Lolita incluem: uma blusa branca e/ou preta (conforme a vertente de Lolita que escolheste), uma ou duas saias rodadas, saiotes, um bom colete (justo e em forma de sino), boleros rendados e/ou de seda e meias até acima do joelho. Contudo não te limites somente a estes elementos. Certifica-te que as blusas têm gola redonda (se tiver folhinhos ou rendas mais amorosa), e ter um chapéuzinho ou mangas rendadas. As saias rodadas devem ser cintadas (nunca na linha das ancas!), cobrir o saiote que está por baixo e os teus joelhos. Depois dos básicos, expande a tua paleta de cores de preto e branco a: vermelho, rosa pálido, azul pálido ou azul escuro, castanho e estampados florais.

         o    Calçado. Sapatos apropriados são aqueles que cobrem o pé por completo: sabrinas de ballet, as clássicas mary janes e mary janes inspiradas em  sapatos. Se és uma principiante, deves investir num bom par de mary janes, são sempre aceitáveis (assumindo que elas são verdadeiras mary janes e não fetish mary janes).Stilettos não são aceitáveis de modo nenhum, não são confortáveis para andar com eles e são considerados um sapato fetish. Sapatos de cunha podem ser aceitáveis conforme o seu modelo. Botas com plataforma são aceitáveis, desde que não sejam sapatos fetish.

o    Acessórios. A mala/mochila é sempre um acessório funcional para ter, onde guardamos os objectos que nos são necessários ao dia-a-dia. A escolha da mala tem imensas vertentes, desde que ela combine com o vestuário que se está a usar. Mochilinhas Goth em formato de caixão, bolsinhas vitorianas, malas com rendas e lacinhos, entre muitas mais opções. Gargantilhas, jóias vitorianas, unhas espectaculares ou simplesmente pintadas a negro, maquilhagem e uma sombrinha, fazem o visual mais fascinante. Se vais comprar uma sombrinha tem atenção ao tamanho; deve completar o teu look e também proteger-te do sol. Não compres uma sobrinhas nas lojas de brinquedos! Este é um estilo que deve aparentar roupa e não um disfarce. 

o    Penteado. O penteado de boneca de porcelana é o escolhido. Franjas compridas, cabelo em canudos, cabelo comprido, puxinhos são comuns. Manter a coloração original do cabelo ou pintá-lo com tons naturais (preto, castanho, louro, ruivo) é uma boa opção, assim como escolher entre cores não-naturais, como roxos, brancos, azuis, vermelhos. Cabelos enfeitados com lacinhos de seda, com toucas vitorianas, bandeletes de seda, com rendas, pequenos pequeninos com rendas, assim como acessórios elaborados com rendas e flores. Dependendo do visual que se pretenda, esse irá determinar a paleta de cores.  

o     Encontrar roupa. Acessórios, blusas, collants, sabrinas, meias assim como saias podem ser encontradas em lojas de centro comercial, que se adaptam ao estilo Lolita. Mary Janes e outras plataformas podem ser encomendadas através do site ou indo directamente à loja Androm, em Lisboa, onde também está disponível roupa. Se desejas vestidos, saias, blusas e acessórios genuinamente Lolita, procura no eBay e encontrarás vestuário a bons preços.

5.     Naturalidade na maquilhagem. Este é um ponto muito importante na medida em que o estilo japonês Lolita é acerca de se assemelhar a uma boneca de porcelana vitoriana. O rosto de uma boneca é macio, de uma pele sem imperfeições e tez pálida. Contudo, se a tua complexão não é pálida nem branca, não haverá problemas e continuarás a parecer amorosa. Como uma pele perfeita e livre de imperfeições é um privilégio que ninguém tem, utilizar uma base de uma boa marca, que não estrague a pele, é uma boa opção para conseguir um rosto de porcelana. Blush rosado aplicado nas bochecas, um batom rosado ou mesmo vermelho irá completar o rosto.  

6.     Confiança. Auto-estima elevada, orgulho da sua aparência e não se importar com a opinião dos outros. Não permitas que as pessoas gozem contigo; se alguém fizer um comentário rude, responde com um sorriso ou ignora a pessoa. Fúria, raiva e violência são respostas deselegantes. Se tens problemas de confiança e se és insegura, é melhor trabalhares esses pontos, pois o movimento Lolita é raro fora do Japão e é certo que irá atrair muitos olhares e comentários. 

Três raparigas Gothic Lolita na estação de Harajuku

 

Sugestões:                                                      

·         As revistas Bible Gothic & Lolita e Gosu Rori são excelentes fundos de informação acerca do movimento Lolita. Podes procurá-las em livrarias ou tabacarias que vendem revistas internacionais ou em lojas que são especializadas na venda de Manga e Anime. Contudo, se não tens dinheiro a gastar ou apenas não queres gastar dinheiro, visita websites acerca do movimento Lolita do Japão, para teres mais informação. Antes de adoptares determinado estilo com o qual te identificas, é sempre bom fazer uma pesquisa antes para descobrir mais promenor acerca do funcionamento da sua comunidade. 

·         Aprende japonês. Saber um pouco de japonês é muito útil para perceber letras de músicas, revistas, sites, os Animes e algo mais que poderás encontrar. Alias, quem se interessa no movimento Lolita, geralmente está interessado no Japão e na sua cultura. Acrescentar algo mais às nossas capacidades e atributos é sempre positivo. 

Três raparigas Sweet Lolita (retirado num dos números da revista Bible Gothic & Lolita)

  

Avisos:                                          

·         Apenas por certa roupa ter renda não significa que seja Lolita. Este é erro bastante comum que deve ser esclarecido, apenas por determinada saia, blusa, vestido ou collants sejam rendados não significa que esteja dentro dos parâmetros do que é considerado Lolita.

·         Moda é ser criativo e único. Apesar de todas as directrizes dadas anteriormente acerca do movimento Lolita, podes (e deves) manter o teu toque pessoal em qualquer roupa que uses, pois esta é um reflexo da tua personalidade e é importante que te mantenhas fiel a ti próprio. 

 

Mana-sama (ex-guitarrista da banda Visual Kei, Malice Mizer e líder e guitarrista da banda Moi Dix Mois, ajudou a popularizar o movimento Lolita)

 

 


música "Nocturnal Romance" - Moi Dix Mois

publicado por Be Alternative Blog às 11:13 | link do post | comentar

17 comentários:
De Lola*** a 27 de Julho de 2008 às 12:03
este ja gosto mais...este é fixiii...xD
MTS BJS***


De Be Alternative Blog a 1 de Agosto de 2008 às 13:45
Eu também adoro o estilo Lolita, acho que é muito fofo e se houvesse mais roupa lolita em Portugal até andava assim vestida! xD

Beijinhos e Obrigada pela Visita^^


De Porcelain Doll a 18 de Fevereiro de 2009 às 01:39
Para as meninas que acham graça às lolitas, deixo aqui http://porcelaindoll-shop.blogspot.com

Neste momento especialmente dirigido às meninas, por isso aproveitem bem
Coisinhas boas para cosplay também.


P.S. se poderem divulgar, ficaria agradecida :)


De Archie a 2 de Março de 2009 às 14:56
Muito boas suas instruções de como ser uma Lolita!

Só estou desconfiado desse termo "Brolita".....
Fora isso, muito bom besmo, explicou tudo corretamente ^^


De Cherry a 13 de Abril de 2009 às 17:29
Muito instrutivo, mas existem INÚMEROS tipos de Lolita, e nao só esses dois. Como por exemplo: a garota da última foto, é Guro Lolita, e não Gothic (apesar da foto não ter sido tirada na estação de Harajuku, pois eu vi está foto sendo tirada aqui em minha cidade). No wikipedia, tem coisas muito interessantes sobre Lolitas.
Bjuss, ^.~

PS: eu nao escrevi isso querendo ofender, e sobre o post de Goth, foi minha irmã que escreveu aquilo com meus dados, sorry


De BlackFairy a 27 de Junho de 2011 às 23:56
Com relação à última foto, sua irmã ou você (seilah, me perdi nessa parte rs ^^), a "garota" da foto não tem nada haver com Guro Lolita. A falta de sangue falso e ataduras já é um aviso. Sem contar que é o Mana-sama, ele só usa o visual gothic!

A matéria ficou ótima, parabéns XD


De Fabeë a 5 de Junho de 2009 às 20:03
xo-quei *o*
melhor blog até agora.
parabéns. gostei muuito.

beijo.
:*


De Dark Roseh a 7 de Junho de 2009 às 16:51
Adorei este forum é msm pena não haver lojas desas em portugal , ás vezes tento eu fazer a roupa mas é complicado ^^'


De Tatiana a 23 de Julho de 2009 às 01:11
e um estilo muito fx eu gosto por a caso hoje no forum almada vi uma rapaariga assim mas nao sei se era de ca
mas ca nao ha lojas assim pena eu ate encomendava do japao mas na minha escola iam axarme louca e a directora nao me ia deixar entrar


De Be Alternative Blog a 21 de Agosto de 2009 às 00:30
uma amiga minha é lolita e encomenda as roupas do ebay. fica muito barato. ela encomendou uma saia rendada, com meias pelo joelho rendadas e uma blusa lolita por cinquenta euros.


De ma-fada a 15 de Outubro de 2009 às 15:28
Olá, como moderadora da comunidade lolita portuguesa queria antes de mais dar-te os parabéns pelo blog, mas chamar-te a atenção que não deves roubar e traduzir informação de sites em inglês para português sem dar crédito aos autores originais, como se tivesse sido da tua autoria. Também gostava de te convidar a passar pelo nosso espaço ( www.eglportugal.pt.vu ) onde podes até encontrar alguma informação que te interesse. Obrigada! *


De Isis Erzsébeth Báthory a 21 de Janeiro de 2010 às 20:59
Aconselho-te a visitares http://eglportugal.forumeiros.com
Há uma marca lolita portuguesa, que vende inclusive roupa de marcas japonesas :)
Era muito bom termos mais uma lolita entre nós, vais adorar o nosso forum...

Isuzu


Comentar post

mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Rasta

Beatnik (60's)

Hipster (2000's)

Vintage (70's - 90's)

Heavy (70's)

Retro (60's)

Rock

Ploc (80's revival)

Indie (rapazes)

Indie (raparigas)

arquivos

Março 2011

Março 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2008

tags

avisos

movimento beatnik

movimento cyber

movimento emo

movimento goth

movimento grunge

movimento harajuku

movimento heavy

movimento hippie

movimento hipster

movimento indie

movimento lolita

movimento ploc

movimento punk

movimento rasta

movimento retro

movimento rock

movimento rockabilly

movimento scene

movimento skater

movimento vintage

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds