Domingo, 23 de Agosto de 2009

Andy Warhol (artista de Pop Art norte-americano dos anos 60) e a sua musa Edie Sedgwick (modelo, actriz norte-americana e ícone dos anos 60)

 

Os anos 60 foram a década das revoluções; tanto políticas, como artísticas, como de mentalidade. O Mundo mudou para sempre nesta década. A música conheceu alguns dos maiores artistas de sempre, a Arte ficou marcada pela fusão da Música, com Pintura, com Cinema, com Escultura. A Segunda Guerra Mundial havia terminado há duas décadas atrás e a sociedade do consumo e o Capitalismo ganhavam uma nova força, a sociedade da imagem começou a ganhar terreno. A guerra dos Estados Unidos da América com o Vietname, as manifestações do movimento Hippie, que defendiam a Igualdade, a Paz e o Amor para todos. Enquanto isto, a cultura pop ia evoluindo. E nos anos 60, a vida imitava a Arte.

 

Dicas:

1.     Moda Retro. O que outrora era o topo da indústria da Moda, hoje é conhecido como Retro, contudo continua a fazer as delícias de imensos designers, de modelos e de pessoas que se continuam a inspirar nas figuras de Twiggy, Edie Sedgwick, Audrey Hepburn e Brigitte Bardon, os nomes mais conhecidos da década pop de 60. A década que inspirou imensas revoluções, trouxe consigo a herança de uma moda que ainda hoje se encontra valorizada. Estes são os itens clássicos que compõem a moda Retro:

    o    Minissaias (foram a grande inovação nos anos 60 e um êxito entre as adolescentes), Calções curtinos (shorts) que eram combinados com um cinto largo), calças ajustadas pretas, collants pretos, vestidos de corte recto e curtos, vestidos compridos também eram populares. 

o    Blusas brancas, camisolas de lã de gola alta, compridas, que se usavam com collants opacos pretos (look introduzido por Edie Sedgwick), camisolas justas de manga a três-quartos de cores planas (vivas ou preto) ou com estampado de riscas, camisolas com lantejoulas, golas altas.  

o    Casacos com corte de sino de cores planas ou com padrões geométricos, sobretudos compridos e largos de pêlo, pretos, brancos ou com estampado animal (exemplo: leopardo), casacos de penas, trench coats ingleses, casacos estilo Chanel.    

o    Cores vivas (amarelos, vermelhos, rosas, laranjas) eram as mais usadas, no entanto o preto também estava em voga, os estampados geométricos (quadrados, círculos, triângulos), lantejoulas.

o    Os óculos de sol eram grandes, redondos ou quadrados, em massa, em preto ou branco;

o    Calçados populares eram botas brancas e pretas envernizadas, com salto-tacão, que iam até baixo dos joelhos. Os saltos não se usavam altos, tinham no máximo quatro centímetros. Sapatos de cores vivas, prateados, dourados, eram os mais populares.

2. O penteado! Bouffants eram muito populares por entre as mulheres mais velhas, enquanto as adolescentes preferiam-no comprido (abaixo da linha do peito) e liso, enfeitado com uma bandelete. Cabelo curto tornou-se popular com Edie Segdwick e com a modelo britânica Twiggy.

3.     Maquilhagem:

o    Os olhos eram a parte do rosto mais realçada. Aplica uma sombra branca como base sobre a pálpebra superior. Preenche um pouco o espaço entre a sombra branca e a sobrancelha com sombra negra. Utiliza eyeliner preto para delinear o contorno na pálpebra inferior. Para terminar, aplica rímel preto de extra-volume ou então aplica pestanas negras falsas (para te dar uma ideia da maquilhagem de olhos observa fotos de Edie Segdwick);

o    Utiliza uma base líquida para conseguires uma pele de porcelana e aplica pouco blush rosa clarinho;

o    Não pintes os lábios, nos anos 60 não se usava os lábios pintados.

4.     Música que era pop nos anos 60. Para entrares no espírito dos anos 60, esta é uma boa forma. Nos anos 60 houve imensa inovação em termos musicais, o Rock teve o domínio. Bandas populares na cultura pop incluíram: The Beatles, The Monkees, The Rolling Stones, Lowrider Oldies, The Archies, Chubby Checker, Gerry Goffin, Carole King, The Beach Boys, Buddy Holly and the Crickets, Gerry & and The Pacemaker, The Searchers, Cilla Black, The Spencer Davis Group, The Moody Blues, The Dave Clark Five, The Yardbirds, Freddie and The Dreams, The Hollies, The Ventures, The Shadows, The Atlantics, The Surfaris, The Champs.

5.     Cinema. Os clássicos serão sempre clássicos e apesar da sua velhice, são bons filmes de qualidade, eternizados na história da sétima Arte, familiariza-te com, pelo menos, quatro filmes desta década: To Kill a Mockingbird, Breakfast at Tiffany's,The Pink Panther e My Fair Lady.

 Twiggy (modelo britânica e ícone dos anos 60)

 

Sugestões:

 

Para encontrares inspiração para os teus looks, raparigas que podes observar são: Edie Segdwick, Twiggy, Jackie Kennedy Onassis, Brigitte Bardot, Audrey Hepburn, Marisa Berenson, Veruschka, Patti Boyd, entre outras personalidades dos anos 60, que vais descobrindo.

 

Veruschka (modelo alemã dos anos 60)

 

 



publicado por Be Alternative Blog às 03:06 | link do post | comentar

3 comentários:
De Kabujurra a 8 de Novembro de 2009 às 05:38
adoro este estilo!
mas eu sou mais tipo camaleão.. um dia uma coisa, outro dia outra...


De thais a 1 de Janeiro de 2010 às 23:44
ameeiiii!!
muito obrigadaa pelas informaçoes


De Helena a 7 de Março de 2011 às 01:55
Amei! Amei este estilo! Está super bem explicado, uma grande ajuda, mesmo muito bom. Obrigado!


Comentar post

mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Rasta

Beatnik (60's)

Hipster (2000's)

Vintage (70's - 90's)

Heavy (70's)

Retro (60's)

Rock

Ploc (80's revival)

Indie (rapazes)

Indie (raparigas)

arquivos

Março 2011

Março 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2008

tags

avisos

movimento beatnik

movimento cyber

movimento emo

movimento goth

movimento grunge

movimento harajuku

movimento heavy

movimento hippie

movimento hipster

movimento indie

movimento lolita

movimento ploc

movimento punk

movimento rasta

movimento retro

movimento rock

movimento rockabilly

movimento scene

movimento skater

movimento vintage

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds