Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009

 Black Sabbath (banda britânica de Heavy Metal, uma das pioneiras do movimento)

 

O movimento Heavy teve a sua origem nos finais dos 60, inícios de 70, com a ascensão do subgénero Heavy Metal de bandas como Black Sabbath, Judas Priest, Led Zeppelin e Deep Purple. Actualmente, os fãs do grande género Metal são vulgarmente conhecidos como "Metaleiros", tenho o dia 16 de Maio como o Dia Mundial do Metaleiro. Contudo, este apelido de "Metaleiro" tem uma conotação depreciativa e alguns seguidores do movimento recusam-se a ser tratados como tal. Este é um movimento que tem a sua base assente no género musical, todas as vertentes que dela fluem, são resultados da expressão musical. É um movimento agressivo, abastecido com prolongados solos de guitarras, teatralidade e, por vezes, até com demostrações de maschismo, contudo com a evolução dos tempos, já existem muitas mulheres dentro do movimento e nas bandas. 

 

Dicas:

1.     Conhece e aprecia Metal. Este é o tópico mais importante. O movimento Heavy fluiu do grande género musical que é o Metal e dos seus subgéneros. Dentro do movimento, o vestuário é apenas uma expressão do teu gosto musical, mas a música que ouves é crucial. Conhecer os subgéneros e as suas vertentes, as bandas, os pioneiros dentro do movimento. Depois faz a selecção da música Metal que mais gostas de ouvir. O género Metal tem uma infinidade de subgéneros que podes ouvir e descobrir, é um género em constante inovação e está sempre a renovar-se.

     o    Estuda a história do metal. Onde é que começou? Quem foram os seus protagonistas? Como mudou ao longo do tempo?

o    Torna-te familiar com a variedade de subgéneros do Metal e sabe quais são as suas bandas pioneiras: Black Metal (Venon, Hellhammer, Bathory, Sodom, Celtic Frost, Behemoth, Mayhem, Mercyfull Fate) , Death Metal (Arch Enemy, Cannibal Corpse, Morbid Angel, Necrophagist, Obituary, At the Gates), Doom Metal (Black Sabbath, Pagan Altar, Witchfinger General, Pentagram, Saint Vitus, Trouble, Candlemass, Electric Wizard), Folk Metal (Skyclad, Cruachan, Ensiferum, Elvenking, Tuathan de Danann, Blackmore's Night), Glam Metal (Mötley Crue, Aerosmith, The Cult, Bon Jovi, Kiss, The Poodles, Whitesnake, Steel Panther), Gothic Metal (My Dying Bride, Paradise Lost, Tiamat, Katatonia, Moonspell, The Gattering, Celtic Frost, Anathema, Type O Negative), Power Metal (Sonata Arctica, Blind Guardian, Rhapsody of Fire, Stratovarius, Helloween, Labyrinth, Elvenking, Angra, Shaman, Versailles), Prog Metal (Iron Maiden, Dream Theatre, Fates Warning, Watchtower, Queensrÿche, Crimson Glory, Opeth, Sky Architect, Sleepy Hollow), Thrash Metal (Slayer, Anthrax, Megadeth, Venon, Pantera, Machine Head, Hatebreed, Sepultura), Symphony Metal (Epica, Nightwish, Haggard, Therion, Operatika, Dremora, Vision of Atlantic, Aesma Daeva, Dol Ammad, Edenbridge), entre muitos outros.       

2.   Os concertos são um elemento muito importante no movimento Heavy. Em adição da compra dos álbuns, outro modo de apoiar os artistas é comprando bilhetes para os concertos deles. Ir a concertos, eventos e festas com música Metal com frequência faz a vida nocturna de um Heavy. Participar no Mosh e fazer Crowd surfing são parte da diversão dos concertos de Metal e Hardcore. Contudo, é bom tomar atenção à constituição física da pessoa, pois os moshs são violentos e imprevisíveis, podendo a pessoa desiquilibrar-se e cair, magoando-se.   

3.     Forma uma banda, se quiseres. Muitas pessoas têm a ideia que tocar Metal não requer talento porque pensam imediatamente em pessoas a berrar sem sentido, mas a verdade é que esse “berrar” (que tem o nome técnico de gurutal ou em inglês death growl) requer muita técnica e talento. (mas é claro, que há aqueles que não têm talento e limitam-se a “berrar”, mas existe pessoas sem talento em todos os géneros, não é verdade?). A melhor maneira de te envolveres com a música e de apreciares melhor, é experimentares tu mesmo.

4.     Veste o papel. Mas adverte-te, que se fizeres este passo nem seguir os anteriores as pessoas irão rotular-te de Poser, e estarão correctos. A lista que se segue irá explicar alguns dos elementos do visual Heavy. Mas é importante  relembra que não importa o que se veste. “Vestir” Heavy apenas serve para reconhecido como fã de Metal e de se entrar no movimento. No entanto, é possível amar a música, e vestir o que se quiser.

  • Camisolas de bandas. Quando vais a concertos de Metal, compra uma camisola de uma banda que gostes. Este é um item básico na comunidade Heavy, visto ser a maneira mais directa de expressar o teu gosto musical. Nos finais dos anos 70, o vocalista da banda Judas Priest, Rob Halford, adoptou o visual motoqueiro no palco quando promovia Hell Bent for Leather, desde então o visual motard é usado por muitos;  
  • A Body Art é muito apreciada no movimento Heavy. As tatuagens (especialmente cobrindo os braços e as costas), os piercings, os alargadores/dilatadores, a scarification, as orelhas de elfo e a snake tongue são os favoritos. Tatuagens a preto de motivos celtas, de símbolos do Ocultismo, pentagramas, hexagramas, cruzes, mas também as tatuagens de estilo Japonês e Old-School, são muito populares. 
  • Cultura Celta, Saxónica e VikingEntre os membros da comunidade Heavy, especialmente entre os fãs de Power Metal, Folk Metal e os seus subgéneros, existe um grande fascínio por estas culturas do Norte da Europa pré-cristã. Um grande ênfase em torno da força do guerreiro, das suas tradições e costumes, em contraste com a sociedade consumista e metrossexual. Cabelos e barbas compridas são um contributo aos heróis Vikings, Saxões e Celtas. 
  • Calças justas de ganga escura e/ou preta, botas de combate, camisola de uma banda Metal e um casaco de batalha. Este é o clássico guarda-roupa de qualquer membro do movimento Heavy, da actualidade. Um "casaco de batalha" é um blusão de cabedal preto, embelezado com patchs e pins de bandas Metal que tu gostes.
  • Calças justas pretas, calças camufladas, cabelo curto ou rapado. Nos anos 90, estes elementos tornaram-se populares entre os fãs do Hardcore, Punk, Goth, Industrial e entre outros subgéneros do Metal.
  • Se és uma rapariga, incorpora elementos do vestuário Punk e Goth dos anos 80. Se gostas de simplicidade, camisolas das tuas bandas favoritas, calças justas de ganga escura e/ou preta e botas de combate irão resultar, de igual modo. Apenas mantém-te afastada do "visual elegante" da cultura pop. Podes procurar por vocalistas, guitarristas, baixistas e bateristas de bandas Metal e observa o estilo delas. 

Liz Buckingham (guitarrista da banda inglesa de Doom Metal, Electric Wizard) 

 

Avisos:

·         Se usares uma camisola ou patch de uma banda de Metal, certifica-te que é uma banda que conheces muito bem. Os Heavy são muito conhecidos por saberem tudo acerca das suas bandas favoritas (os nomes dos membros, os nomes dos álbuns e as tuas canções favoritas, no mínimo) senão a tua credibilidade vai voar pela janela fora e nunca vai regressar;

·         Dedicar-te somente á descoberta de uma cultura em particular, tende a levar à ignorância a outras experiências que não lhe estão ligadas. Para apreciares Metal, continua a procurar variedade de novas experiências, mantendo uma mente aberta a todas as formas de Arte, não somente Metal.

 

 Slayer (banda norte-americana de Trash Metal)

 

 


música "Genesis" - Cult of Luna

publicado por Be Alternative Blog às 16:35 | link do post | comentar

6 comentários:
De Anónimo a 30 de Outubro de 2009 às 16:32
Gostaria de saber se está previsto algum algo para o estilo "Freak"?


De Be Alternative Blog a 6 de Março de 2011 às 17:34
Estou a pensar seriamente em fazer um, sim.
Obrigado pela sugestão.


De Tiago a 6 de Março de 2011 às 18:39
Comecei a ler esta cena porque encontei ao acaso enquanto procurava por música e achei que iria ser uma cena bué de poser, mas fiquei bastante surpreendido. Está muita bom! Parabéns. Excelentes dicas para quem começa a ouvir Metal.


De Axel a 5 de Abril de 2011 às 02:19
Cara o conteudo e bom mais classificar METALLICA como trash metal foi ridiculo,cara todo mundo sabe que METALLICA e heavy metal!!


De Diogo a 11 de Junho de 2011 às 04:47
Toda a gente sabe que Metallica é THRASH metal


De Anónimo a 11 de Junho de 2011 às 09:42
Black Sabbath, banda norte-americana... que eu saiba, os Black Sabbath são ingleses e não americanos.


Comentar post

mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Rasta

Beatnik (60's)

Hipster (2000's)

Vintage (70's - 90's)

Heavy (70's)

Retro (60's)

Rock

Ploc (80's revival)

Indie (rapazes)

Indie (raparigas)

arquivos

Março 2011

Março 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2008

tags

avisos

movimento beatnik

movimento cyber

movimento emo

movimento goth

movimento grunge

movimento harajuku

movimento heavy

movimento hippie

movimento hipster

movimento indie

movimento lolita

movimento ploc

movimento punk

movimento rasta

movimento retro

movimento rock

movimento rockabilly

movimento scene

movimento skater

movimento vintage

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds