Domingo, 6 de Março de 2011

Bob Marley (músico reggae e responsável pela popularização do movimento Rastafari)

 

O movimento Rastafari surgiu nos anos 30 entre a classe trabalhadora e camponeses negros, na Jamaica, como um movimento religioso que defende Haile Selaisse I, Imperador da Etiópia como a personificação terrena de Jah (Deus). A etimologia da palavra Rastafari provém da junção de duas palavras: Ras ("princípe" ou "cabeça") com Tafari ("da Paz"). Traduzindo-se em "cabeça da Paz". O movimento Rasta tornou-se popular no Ocidente pela música de Bob Marley, sendo este um ícone do movimento. Anteriormente era uma religião somente seguida por pessoas de origem ou descendência africana, na actualidade o movimento abriu as suas portas a todos os que se queiram juntar a ele e à difusão da palavra de Jah e dos princípios da Verdade e da Paz Universal.

 

Dicas:

 

   1.  Compromete-te com os princípios Rastafari. É crucial. Nada importa teres o cabelo repleto de dreadlocks, usares o vestuário do movimento, se não tiveres um sério compromisso com os princípios Rasta, nunca serás um verdadeiro seguidor desta filosofia de vida. Este é um movimento religioso, uma forma de vida, não uma moda, como, infelizmente, muitos jovens pensam que seja. Não se trata da superficialidade de usar dreadlocks e fumar marijuana, é algo muito mais profundo do que isso. 

 

- Os princípios do movimento Rastafari são: 

o   Reconhecer o Imperador Haile Selaisse I como o supremo Ser e único governante do Rastafari;

o   Acreditar que Marcus Garvey é o profeta do movimento, que falou da chegada do Messias, Haile Selaisse, e o regresso de todos os negros à Terra Prometida, a Etiópia;

o   Dedicação ao princípio de deixar as tuas rastas crescerem livremente, compreendendo que é aí que reside a tua força;

o   O compromisso de "comer puro". Nada de carnes vermelhas, nada de carne de porco, nada de peixe e marisco. Em alguns casos, nada de carne. Muitos Rastafari são vegan, recusando-se a comer produtos de origem animal. O corpo é o templo de Jah e deve ser mantido purificado;

o   O compromisso de comer "ital", significando "sem sal" - este é um símbolo de pureza;

o   Fumar ganga (marijuana) e transcender os vários níveis de meditação em Jah; 

o   Amar toda a Humanidade. Não guardar ódio ou rancor no coração, e estar em paz consigo mesmo;

o   Não amaldiçoes, não critiques e não te vingues, porque o Rastafari não guarda ódio no seu coração;

o   Tornar-se um com a Natureza, nossa Mãe. Noutras palavras, amar a vida, amar a Natureza;

o   Respeitar as cores (dourado, vermelho e verde) e saber os seus significados;

o   Respeitar o vestuário. Ele é um dos símbolos do compromisso com o movimento;

o   Estudar os escritos da Bíblia Rastafari, compreendo os seus significados e leva-os sempre no teu coração.

 

   2.  As cores do movimento: Dourado, Vermelho e Verde simbolizam as cores da bandeira da Etiópia e o símbolo da lealdade Rasta com o Messias, Haile Selaisse I, e a África, acima que qualquer nação moderna em que, provavelmente, os seguidores do movimento vivem. Estas três cores são com frequência vistas em roupas, acessórios, e têm a sua simbologia. O Vermelho simboliza o sangue dos mártires, o Verde simboliza a vegetação de África e o Dourado simboliza a riqueza e prosperidade do continente Africano.

 

   3.  Transformar os cabelos em dreadlocks. Nos primórdios da História, em certas religiões africanas e indianas era proíbido cortar e pentear os cabelos, por directrizes religiosas, levando ao entraçar natural dos cabelos, formando-se dreadlocks. Ao contrário de credos populares, os dreadlocks não tiveram origem com o movimento Rasta e com Bob Marley, teve a sua origem milénios antes na Índia. A origem etimologica da palavra Dread significa "aquele que teme o Senhor". Actualmente, há quem faça dreadlocks por via de uma técnica de cabeleireiro (geralmente pessoas fora do movimento), contudo há muitos Rastafaris que ainda seguem a via tradicional de não pentear o cabelo e esperar a sua formação natural. A razão para o uso de dreadlocks no movimento Rastafari é uma expressão de profunda abertura espiritual, conhecedor dos mistérios do Cosmos, da Espiritualidade e de revelo da sua identidade. É de vincar que apenas se pode apelidar de "rastas" os dreadlocks dos seguidores da religião Rastafari

 

   4.  Ouvir música Reggae. Surgiu como expressão dos ideais religiosos da filosofia Rastafari, de paz, amor e respeito por todas as formas de vida, é bastante popular mesmo fora do movimento, especialmente entre as camadas mais jovens da sociedade. Sendo Bob Marley o mais popular e não é raro ver um jovem ocidental com uma camisola ou um patch do artista. Outros artistas como Peter Tosh, The Wailers, Prince Buster, Desmond Dekker, Jackie Mitto, Steel Pulse, Musical Youth, Black Uhuru, Sugar Minotti, Lee "Stratch" Perry, King Tubby, Damian Marley, SOJA, Soldiers of Jah Army, Burning Spear, a cantora nigeriana Nneka também tem boa música de intervenção, entre muitos outros. Actualmente, Trance, Drum and Bass, Dubstep e Rave, também são muito populares dentro do movimento.   

 

 5.  O vestuário RastafariOs ideais que este movimento defende, fluem para o vestuário dos seus seguidores. Roupas leves, de tecidos naturais (linho, algodão, cânhamo, lã, etc.), simples, coloridas, de herança africana e índia. Calças largas de tecido, poderão ser de cores planas como com estampados de riscas, camisolas de algodão, lenços, túnicas, vestidos fluídos para as raparigas, casacos Baja, assim como sandálias e malas de couro, ou em tecido, para os que são contra o uso de peles. Bijuteria indiana, indígena e africana são as mais populares, tanto entre as raparigas como entre os rapazes. As cores favoritas são as que simbolizam o movimento: dourado, verde e vermelho.   

 

Rapariga desconhecida do movimento Rastafari

 

Sugestões:

 

   1.  Procura a tua Verdade. Para o movimento Rastarafi, todas as formas de vida estão conectadas a Jah e cada indivíduo possuí uma Verdade própria e dedicam a sua vida à procura dela; através da meditação, através de expressão artística. Os Rastas dizem que os cientistas querem descobrir o Mundo com uma visão de fora, no entanto, eles descobrem o Mundo vendo-o de dentro, do interior da sua alma individual. 

   2.   Excluí a televisão e de outros meios dos Media da tua vida. Estes são meios de difusão de tudo o que o movimento Rasta é contra: o culto da imagem, o culto do dinheiro, o culto do superficial, o culto do Capitalismo, o culto da moda, o culto da violência, o culto do ódio. As notícias que passam nas televisões são manipuladas pelo Estado, e nunca contam a história verídica. Para te manteres actualizado, lê jornais independentes ou dos partidos da Oposição.   

   3.   Compreende os problemas que a Humanidade atravessa. A opressão que os governos exercem sobre os povos, o Imperialismo, o Capitalismo, as Guerras, a Fome, a Pobreza, entre tudo o mais. Participa em manifestações, marca os teus ideais e como disse Gandhi, sê a mudança que queres ver no Mundo. Este é um movimento que defende o Amor entre todos, o respeito por todas as formas de vida, a Paz, a Verdade, o Altruísmo e a Igualdade. Não há superiores nem inferiores, todos somos irmãos, todos somos filhos de Jah.  

   4.   A Body Art é uma questão contorversa no movimento, pois as opiniões dividem-se. Há seguidores do movimento que têm piercings e tatuam a sua pele. No entanto, os mais religiosos defendem que o corpo é o templo de Jah e deve manter-se purificado e que os piercings não são uma boa opção, pois deles a energia escapa, trazendo más vibrações à nossa aura.

 

Rapaz desconhecido Rasta, numa adaptação mais actual do movimento

 

Avisos:

 

   1.  Em vários países o consumo de Marijuana é ilegal. Como tal, deves ter cuidado com o seu consumo. Ainda que sejam conhecidos os benefícios da cannabis enquanto planta medicinal e o seu consumo ajudar a manter o equilíbrio do organismo, além de ser um excelente auxiliar à meditação, ajudando a atingir níveis mais elevados da consciência universal e a entrar em contacto com Jah, vários são os governos que não estão a par destes benefícios. Por exemplo, no nosso país, Portugal, o consumo de Marijuana é ilegal, ainda que haja com frequência manifestações para a sua legalização. 

 

 


música "Run for your Life" - Burning Spear

publicado por Be Alternative Blog às 22:24 | link do post | comentar

8 comentários:
De Anónimo a 10 de Março de 2011 às 10:15
Acho que este post deitou por terra a ideia de muita gente querer ser Rastafari! xD Adorei!


De Anónimo a 16 de Março de 2011 às 19:44
Gostava de sugerir um estilo: Steampunk.
:)


De Anónimo a 17 de Abril de 2011 às 05:19
Agora sim... Rastafari é aprendizado!
--> @babiiroots <-- Segue. ?


De Anónimo a 19 de Maio de 2011 às 12:40
Rastafari é uma religião, não é uma moda, claro que tem de ser ensinada!


De ellen augusta a 1 de Maio de 2011 às 10:48
Apesar de que o Haile Selaisse é um ditador e como todo ditador, um assassino(Basta ver o que é a Etiópia que dá o que pensar...), o interessante é que para ser rasta é preciso ser vegan. Fora disso é apenas moda...


De Ola Ola a 1 de Outubro de 2011 às 20:47
o teu blog é simplesmente perfeito *w*


De felipe a 14 de Dezembro de 2011 às 23:59
eu gostaria de pedi para voce fazer uma materia sobre os freaks seria bem legal e eu tenho simpatia por esse estilo


De Anónimo a 27 de Maio de 2012 às 21:21
faz tempo que não postas mais nada no blog. por que?


Comentar post

mais sobre mim
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Rasta

Beatnik (60's)

Hipster (2000's)

Vintage (70's - 90's)

Heavy (70's)

Retro (60's)

Rock

Ploc (80's revival)

Indie (rapazes)

Indie (raparigas)

arquivos

Março 2011

Março 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2008

tags

avisos

movimento beatnik

movimento cyber

movimento emo

movimento goth

movimento grunge

movimento harajuku

movimento heavy

movimento hippie

movimento hipster

movimento indie

movimento lolita

movimento ploc

movimento punk

movimento rasta

movimento retro

movimento rock

movimento rockabilly

movimento scene

movimento skater

movimento vintage

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds